SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número52Análisis de la utilización de las tecnologías digitales por directores escolares y profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

BETHENCOURT, María Teresa  y  VILLEGAS, María Margarita. Jovens estudantes ligados à Universidade: processos, interações e práticas de subjetivação. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.52, e16158.  Epub 13-Sep-2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52id16158.

Neste trabalho examinamos as práticas de subjetivação inerentes ao processo de compreensão de ser um estudante universitário, vivido por jovens estudantes a carreira docente, que são narrados na universidade. Os textos (narrativas) e metatextos (entrevistas e revistas de aulas), produzidos por dez alunos de diferentes especialidades, durante o desenvolvimento de um curso oferecido em uma universidade pública venezuelana de formação de professores, constituem o corpo textual analítico coletado no contexto da pesquisa etnográfica. Seu tratamento resultou em três categorias de descobertas: a) aceitação das expectativas sociais; b) reconhecimento das virtudes da universidade e c) reconfiguração simbólica. Conclui-se que o vínculo com a universidade exige proximidade e comunhão entre os interesses pessoais e culturais, que ocorrem quando os jovens chegam a questionar-se como parte do sistema universitário e o significado que eles compartilham no campo.

Palabras clave : Subjetivação; Narrativas; Universidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )