SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue52Young students linked to the University: processes, interactions and practices of subjectivitiesHuman and social formation from school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

PIEDADE, João  and  PEDRO, Neuza. Análise da utilização das tecnologias digitais por diretores escolares e professores. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.52, e15905.  Epub Sep 17, 2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52id15905.

O presente artigo apresenta os resultados de um estudo desenvolvido em torno da utilização das tecnologias digitais em contexto escolar, em particular, por parte de diretores escolares e professores do ensino básico e secundário Português. Procurou-se, deste modo, analisar os índices de utilização das tecnologias digitais e os níveis de proficiência na utilização das mesmas apresentados pelos diretores e pelos professores nas suas práticas. Organizado com base numa abordagem metodológica de cariz quantitativo, e assumindo uma natureza descritiva e exploratória, o estudo envolveu a recolha de dados junto de 133 diretores escolares e 1908 professores através da aplicação de três escalas self-report. Os resultados reportaram que os diretores escolares apresentam índices médios favoráveis de autoeficácia e de utilização das tecnologias nas suas práticas profissionais. Evidenciaram, igualmente, níveis elevados de utilização das tecnologias por parte dos professores. A análise, cruzando os resultados dos diretores com os dos professores, permitiu agrupar as escolas com base em diferentes patamares considerando o nível de proficiência evidenciada pelos seus diretores e detetar que, no seio destas, a utilização das tecnologias evidenciada pelos seus professores se revela semelhante ao nível de proficiência revelado pelo respetivo diretor.

Keywords : Diretores escolares; Professores; Utilização educativa das tecnologias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )