SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número52Jóvenes estudiantes vinculados con la Universidad: procesos, interacciones y prácticas de subjetivaciónFormación humana y social desde la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

PIEDADE, João  y  PEDRO, Neuza. Análise da utilização das tecnologias digitais por diretores escolares e professores. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.52, e15905.  Epub 17-Sep-2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52id15905.

O presente artigo apresenta os resultados de um estudo desenvolvido em torno da utilização das tecnologias digitais em contexto escolar, em particular, por parte de diretores escolares e professores do ensino básico e secundário Português. Procurou-se, deste modo, analisar os índices de utilização das tecnologias digitais e os níveis de proficiência na utilização das mesmas apresentados pelos diretores e pelos professores nas suas práticas. Organizado com base numa abordagem metodológica de cariz quantitativo, e assumindo uma natureza descritiva e exploratória, o estudo envolveu a recolha de dados junto de 133 diretores escolares e 1908 professores através da aplicação de três escalas self-report. Os resultados reportaram que os diretores escolares apresentam índices médios favoráveis de autoeficácia e de utilização das tecnologias nas suas práticas profissionais. Evidenciaram, igualmente, níveis elevados de utilização das tecnologias por parte dos professores. A análise, cruzando os resultados dos diretores com os dos professores, permitiu agrupar as escolas com base em diferentes patamares considerando o nível de proficiência evidenciada pelos seus diretores e detetar que, no seio destas, a utilização das tecnologias evidenciada pelos seus professores se revela semelhante ao nível de proficiência revelado pelo respetivo diretor.

Palabras clave : Diretores escolares; Professores; Utilização educativa das tecnologias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )