SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número52Jovens estudantes ligados à Universidade: processos, interações e práticas de subjetivaçãoFormação humana e social a partir da escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

PIEDADE, João  e  PEDRO, Neuza. Análise da utilização das tecnologias digitais por diretores escolares e professores. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.52, e15905.  Epub 17-Set-2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52id15905.

O presente artigo apresenta os resultados de um estudo desenvolvido em torno da utilização das tecnologias digitais em contexto escolar, em particular, por parte de diretores escolares e professores do ensino básico e secundário Português. Procurou-se, deste modo, analisar os índices de utilização das tecnologias digitais e os níveis de proficiência na utilização das mesmas apresentados pelos diretores e pelos professores nas suas práticas. Organizado com base numa abordagem metodológica de cariz quantitativo, e assumindo uma natureza descritiva e exploratória, o estudo envolveu a recolha de dados junto de 133 diretores escolares e 1908 professores através da aplicação de três escalas self-report. Os resultados reportaram que os diretores escolares apresentam índices médios favoráveis de autoeficácia e de utilização das tecnologias nas suas práticas profissionais. Evidenciaram, igualmente, níveis elevados de utilização das tecnologias por parte dos professores. A análise, cruzando os resultados dos diretores com os dos professores, permitiu agrupar as escolas com base em diferentes patamares considerando o nível de proficiência evidenciada pelos seus diretores e detetar que, no seio destas, a utilização das tecnologias evidenciada pelos seus professores se revela semelhante ao nível de proficiência revelado pelo respetivo diretor.

Palavras-chave : Diretores escolares; Professores; Utilização educativa das tecnologias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )