SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número52Análisis de la utilización de las tecnologías digitales por directores escolares y profesoresLa dialética entre la normatización y la interpretación: la autoridad docente en la modernidad líquida de Bauman índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SOUZA, Rita de Cássia de. Formação humana e social a partir da escola. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.52, e16248.  Epub 13-Sep-2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52id16248.

Este artigo apresenta uma escola que busca uma formação integral para seus estudantes e que tem um plano de trabalho inovador a começar pelo compromisso de transformação social que teve início com a decisão de construí-la numa região de baixos recursos econômicos da cidade de Mérida, no México. Realizamos uma pesquisa qualitativa e descritiva, partindo de um referencial construcionista social, que recomenda que os participantes sejam coautores do trabalho, evitando o distanciamento pesquisador-pesquisado. Neste sentido, convivemos alguns dias dos meses de setembro e outubro de 2018 na escola, participando de aulas e outras atividades e fizemos diálogos gravados com três professores sobre o trabalho da escola. Concluímos que a escola possui um trabalho de formação social e humana que se dá a partir de uma matriz curricular diferenciada, com disciplinas que buscam articular seus conteúdos à realidade dos estudantes, incluindo matérias de formação pessoal, social, profissional e realização de atividades socio comunitárias pelos estudantes.

Palabras clave : Educação integral; Ensino médio; Formação social e humana; Construcionismo social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Portugués     · Español ( pdf ) | Portugués ( pdf )