SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número52La dialética entre la normatización y la interpretación: la autoridad docente en la modernidad líquida de BaumanEl (no) lugar del jubilado en la institución: memorias docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SOUZA, Ednéia Martins Ferreira de  y  TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues. Formação técnica integrada: perfil e expectativas de estudantes em um curso de informática. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.52, e15979.  Epub 13-Sep-2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52id15979.

Considerando a formação técnica integrada como modalidade, capaz de promover desenvolvimento humano e social, objetivamos discutir as relações entre o perfil e as expectativas de estudantes e as propostas de um Curso Técnico Integrado em Informática, de um campus do Instituto Federal. Para isso, utilizamos as abordagens qualitativa e quantitativa (RAMOS, 2013; CRESWELL, 2007; 2018) com questionários, registros acadêmicos e documentos institucionais como instrumentos. Para as análises, pautamos nossos estudos na Teoria da Complexidade (MORIN, 1991; 2005) e no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2009; 2008; BULEA, 2010) na identificação de conteúdo temático mobilizado nas representações dos estudantes nas respostas ao questionário. Os resultados parciais deste estudo apontam para uma maior compreensão das possíveis relações entre o perfil e as expectativas dos estudantes, assim como entre estes e as propostas do contexto de formação investigado, possibilitando um debate social acerca dessa formação e suas possíveis contribuições sobre o desenvolvimento social e humano.

Palabras clave : Formação técnica integrada; Desenvolvimento humano e social; Perfil e expectativas de estudantes; Pesquisa interdisciplinar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )