SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue52Integrated Technical Education: profile and expectations of students in a computer science courseVocational education, structural duality and neoproductivism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SOBRAL, Maria Neide  and  FRANCISCO, Deise Juliana. O (não) lugar do aposentado na instituição: memórias de docentes. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.52, e15941.  Epub Sep 17, 2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52id15941.

Esse texto apresenta uma análise sobre o processo de preparação, aposentadoria e pós-aposentadoria de docentes universitários do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe. O professor universitário vive sua carreira profissional aprisionado em um tempo. Ao final dessa trajetória, esse tempo dedicado ao trabalho precisa ser redimensionado, ressignificado e revisto em outra perspectiva, bem diferente das exigências da vida acadêmica. Um tempo que era da instituição, ocupando muitas horas de seu dia, passa a ser agora só seu, voltando-se para a saúde e o envelhecimento. Trata-se de uma investigação de natureza exploratória, pautada em suporte teórico-metodológico da história oral temática, memórias com levantamento de dados autobiográficos sobre o final de carreira dos docentes Evidencia-se que o “lugar vazio” deixado pelo docente universitário na instituição onde passou boa parte de sua vida é ocupado, quando ele passa a ser inativo, pelo novo lugar na instituição que é o de “arquivo”.

Keywords : Aposentadoria; Professor universitário; Carreira; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )