SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número52Formação técnica integrada: perfil e expectativas de estudantes em um curso de informáticaEducação profissional, dualidade estrutural e neoprodutivismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SOBRAL, Maria Neide  e  FRANCISCO, Deise Juliana. O (não) lugar do aposentado na instituição: memórias de docentes. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.52, e15941.  Epub 17-Set-2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52id15941.

Esse texto apresenta uma análise sobre o processo de preparação, aposentadoria e pós-aposentadoria de docentes universitários do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe. O professor universitário vive sua carreira profissional aprisionado em um tempo. Ao final dessa trajetória, esse tempo dedicado ao trabalho precisa ser redimensionado, ressignificado e revisto em outra perspectiva, bem diferente das exigências da vida acadêmica. Um tempo que era da instituição, ocupando muitas horas de seu dia, passa a ser agora só seu, voltando-se para a saúde e o envelhecimento. Trata-se de uma investigação de natureza exploratória, pautada em suporte teórico-metodológico da história oral temática, memórias com levantamento de dados autobiográficos sobre o final de carreira dos docentes Evidencia-se que o “lugar vazio” deixado pelo docente universitário na instituição onde passou boa parte de sua vida é ocupado, quando ele passa a ser inativo, pelo novo lugar na instituição que é o de “arquivo”.

Palavras-chave : Aposentadoria; Professor universitário; Carreira; Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )