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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

AQUINO, Fernanda Mayara Sales de  e  PINHEIRO, Rosa Aparecida. Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler: um contexto de comunidade de aprendizagem. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.52, e-16014.  Epub 13-Set-2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52id16014.

Este artigo objetiva discutir os espaços socioeducativos da ‘Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a ler’ como lugares de formação política e cultural pertencentes a um contexto de Comunidade de Aprendizagem. Para tanto, como procedimentos metodológicos, utilizamos narrativas de formadores da Campanha em conjunto com fontes documentais, como o Relatório Cultura Popular e De pé no Chão (1963) e a Proposta para criação do projeto ‘Meios informais de educação’ (1961). Para a leitura das fontes, utilizamos o conceito de Comunidade de Aprendizagem (TORRES, 2003) e de ato educativo como ato político (FREIRE, 1987; 2006). Pelas análises, compreendemos que, na Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler, as aprendizagens acontecem, além das salas de aula, ou seja, nos espaços socioeducativos - com a criação das praças de cultura, bibliotecas populares, museus e galeria de arte se coadunam com os princípios de uma Comunidade de Aprendizagem no processo educativo percebido como ato político interligado ao contexto cultural.

Palavras-chave : Memória; Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler; Comunidade de Aprendizagem; Formação.

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