SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue53Higher education quality policies in Germany and United Kingdom: quo vadis? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

LORENZON, Adriane  and  GALLARDO, Michelle Vyoleta Romero. Educação para a compreensão humana: desenvolvimento da intersubjetividade a partir da complexidade. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.53, e17095.  Epub Sep 19, 2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53id17095.

O objetivo deste artigo é de proceder a uma reflexão sobre os conhecimentos e reformas estruturais que a educação para a compreensão humana implica no contexto universitário. Para atingir este propósito, se parte da pergunta geradora relacionada a: em que medida é possível ou não educar para a compreensão entre pessoas, a partir do diálogo, a empatia e um novo entendimento do papel da educação. O texto investiga por que uma educação deste tipo seria ou não necessária e pertinente para a sociedade. O artigo, metodologicamente desenvolvido como uma investigação documental, incorporou em seu marco analítico autores como Edgar Morin e Léa Camargos Anastasiou. O resultado da análise avalia que é possível uma educação para a compreensão humana com fundamentação em noções como a reforma do pensamento, a pedagogia 2.0, práticas pedagógicas integrativas, com ênfase no modelo educativo centrado na aprendizagem, no autoconhecimento e na educação permanente, desde uma perspectiva complexa e transdisciplinar.

Keywords : Compreensão humana; Complexidade; Aprendizagem; Educação superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )