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Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
PEREIRA, Cleber Augusto; ARAUJO, Joaquim Filipe Ferraz Esteves de y MACHADO-TAYLOR, Maria de Lourdes. Políticas de qualidade no ensino superior na Alemanha e no Reino Unido: quo vadis?. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.53, e17097. Epub 19-Sep-2019. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53id17097.
O objetivo deste estudo é discutir os sistemas de acreditação na Educação Superior (ES) atualmente na Europa. Os objetivos específicos incluem a descrição do contexto da ES na Alemanha e no Reino Unido identificando as principais políticas implementadas. Os estudos foram sistematicamente mapeados e contextualizados e analisam a garantia e a avaliação da qualidade. Esta pesquisa descreve a avaliação do fenômeno social e a acreditação da ES com base no desempenho das agências de avaliação da ES europeia. Este artigo também apresentará os principais pontos de ação das políticas de qualidade, as iniciativas das agências de qualidade do ES e seu desenvolvimento. Foi criado um mapeamento conceitual da ES nesses países e também foram discutidas as características, restrições e evolução dos processos de acreditação, avaliação e revisão por pares. Os principais pontos de ação das políticas de qualidade e agências de qualidade em ES e sua situação atual de desenvolvimento foram demonstrados.
Palabras clave : Ensino Superior; Qualidade; Acreditação; Avaliação.