Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
ABU-EL-HAJ, Mônica Farias y FIALHO, Lia Machado Fiuza. Formação docente e práticas pedagógicas multiculturais críticas. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.53, e17109. Epub 19-Sep-2019. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53id17109.
O trabalho objetiva compreender como se constituiu a formação docente de professoras da educação básica estadunidense para o desenvolvimento de posturas e práticas multiculturais no ambiente escolar. Com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, mediante entrevista individual semiestruturada, a investigação foi realizada com três professoras da educação básica e uma docente universitária que atuam na perspectiva de educação multicultural crítica na cidade de Nova Iorque. A análise das narrativas demonstra que as histórias de vida das professoras foram marcadas por vivências em situações de conflito social e experiências de exclusão cultural e educacional, especialmente, em relação à diversidade étnico-racial. Essasvivências foram determinantespara abusca da formação e atuação profissional docente dentro de uma concepção de educação multicultural. A formação nessa perspectiva se mostrou relevante para a adoção de práticas educativas inclusivas, no entanto foram as experiências de exclusão que motivaram o compromisso das professoras com a educação multicultural crítica.
Palabras clave : Educação multicultural; Diversidade étnico-racial; Formação docente; Práticas pedagógicas multiculturais.