SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número53Políticas de qualidade no ensino superior na Alemanha e no Reino Unido: quo vadis?O desempenho dos estudantes do curso de Matemática de uma instituição pública de educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

ABU-EL-HAJ, Mônica Farias  e  FIALHO, Lia Machado Fiuza. Formação docente e práticas pedagógicas multiculturais críticas. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.53, e17109.  Epub 19-Set-2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53id17109.

O trabalho objetiva compreender como se constituiu a formação docente de professoras da educação básica estadunidense para o desenvolvimento de posturas e práticas multiculturais no ambiente escolar. Com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, mediante entrevista individual semiestruturada, a investigação foi realizada com três professoras da educação básica e uma docente universitária que atuam na perspectiva de educação multicultural crítica na cidade de Nova Iorque. A análise das narrativas demonstra que as histórias de vida das professoras foram marcadas por vivências em situações de conflito social e experiências de exclusão cultural e educacional, especialmente, em relação à diversidade étnico-racial. Essasvivências foram determinantespara abusca da formação e atuação profissional docente dentro de uma concepção de educação multicultural. A formação nessa perspectiva se mostrou relevante para a adoção de práticas educativas inclusivas, no entanto foram as experiências de exclusão que motivaram o compromisso das professoras com a educação multicultural crítica.

Palavras-chave : Educação multicultural; Diversidade étnico-racial; Formação docente; Práticas pedagógicas multiculturais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )