SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue53Teacher training and critical multicultural pedagogical practicesThe teaching of graphic conventions in literacy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

ROSA, Chaiane de Medeiros; SANTOS, Fabiano Fortunato Teixeira dos  and  MENDES, Heloisio Caetano. O desempenho dos estudantes do curso de Matemática de uma instituição pública de educação superior. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.53, e17053.  Epub Sep 19, 2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51id15148.

Este artigo tem o objetivo de analisar o desempenho dos estudantes dos cursos de Matemática − licenciatura e bacharelado − da Universidade Federal de Goiás, Regional Goiânia, que ingressaram em 2014, ao longo do período regular para integralização do curso, que é de oito semestres. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental, com consulta aos históricos escolares dos estudantes. E, considerando os dados obtidos, foi feita uma análise de três principais indicadores, quais sejam: média global, desempenho nas disciplinas específicas de cada modalidade, e desempenho nas quatro disciplinas com pior rendimento acadêmico. No mais, foi realizada pesquisa bibliográfica, especialmente sobre sucesso, fracasso escolar e reprovação, o que serviu de subsídio para a análise dos dados. Como resultado, este estudo mostrou um superior desempenho dos estudantes do bacharelado, que, mesmo tendo decrescido sua média global durante o curso, apresentaram resultados superiores aos da licenciatura na maior parte do período analisado.

Keywords : Desempenho acadêmico; Matemática; Educação superior; Universidade Federal de Goiás.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )