SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número53Formación docente y prácticas pedagógicas multiculturales críticasLa enseñanza de las convenciones gráficas en la alfabetización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

ROSA, Chaiane de Medeiros; SANTOS, Fabiano Fortunato Teixeira dos  y  MENDES, Heloisio Caetano. O desempenho dos estudantes do curso de Matemática de uma instituição pública de educação superior. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.53, e17053.  Epub 19-Sep-2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51id15148.

Este artigo tem o objetivo de analisar o desempenho dos estudantes dos cursos de Matemática − licenciatura e bacharelado − da Universidade Federal de Goiás, Regional Goiânia, que ingressaram em 2014, ao longo do período regular para integralização do curso, que é de oito semestres. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental, com consulta aos históricos escolares dos estudantes. E, considerando os dados obtidos, foi feita uma análise de três principais indicadores, quais sejam: média global, desempenho nas disciplinas específicas de cada modalidade, e desempenho nas quatro disciplinas com pior rendimento acadêmico. No mais, foi realizada pesquisa bibliográfica, especialmente sobre sucesso, fracasso escolar e reprovação, o que serviu de subsídio para a análise dos dados. Como resultado, este estudo mostrou um superior desempenho dos estudantes do bacharelado, que, mesmo tendo decrescido sua média global durante o curso, apresentaram resultados superiores aos da licenciatura na maior parte do período analisado.

Palabras clave : Desempenho acadêmico; Matemática; Educação superior; Universidade Federal de Goiás.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )