SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue53The performance of the students of the Mathematics course of a public institution of higher educationCourses Evaluation from the SINAES: an analysis for quality improvement at the Federal University of Paraíba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SCHWARTZ, Cleonara Maria; BECALLI, Fernanda Zanetti  and  PINHEIRO, Gilciane Ottoni. O ensino das convenções gráficas na alfabetização. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.53, e17118.  Epub Sep 19, 2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53id17118.

O artigo discute enfoques priorizados no ensino das convenções gráficas que regem a escrita, atendo-se aos conhecimentos que envolvem a compreensão da orientação da escrita, a função da segmentação dos espaços em branco entre as palavras e a pontuação. Trata-se de uma pesquisa documental que teve como corpus 28 cadernos escolares de crianças que cursaram o primeiro ano do ensino fundamental durante os anos 2000 em um município do estado do Espírito Santo e 22 cadernos de professores que atuaram nas escolas desse município no mesmo período. Concluímos que a escrita vem sendo tratada de forma fragmentada e desvinculada do seu contexto de produção e os aspectos que a caracterizam graficamente trabalhados desconsiderando que essas convenções foram produzidas no decorrer do desenvolvimento da história da escrita. As atividades mostram que as características da língua escrita não vêm sendo reconhecidas como produções históricas e culturais elaboradas nas interações sociais e, portanto, carregadas de significações.

Keywords : Alfabetização; Linguagem escrita; Convenções gráficas; Ensino e aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )