SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número53La enseñanza de las convenciones gráficas en la alfabetizaciónTiras cómicas, lectura y discurso de la interdicción en espacios oficiales de educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

RIBEIRO, Wagner Leite  y  GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. Avaliação de cursos a partir do SINAES: uma análise para melhoria da qualidade na Universidade Federal da Paraíba. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.53, e17064.  Epub 19-Sep-2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53id17064.

Este trabalho analisou os dados contidos nos relatórios de avaliação de cursos, disponibilizados à comunidade acadêmica e à sociedade no site da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a partir do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). É uma pesquisa de cunho qualitativo, com levantamento bibliográfico e documental. Para tanto, a técnica utilizada para o tratamento dos dados coletados foi a análise de Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats (SWOT). Como resultados, percebeu-se a necessidade de que os Projetos Políticos Pedagógicos sejam revistos e atualizados a fim de atenderem ao que dispõe a legislação vigente, notadamente às diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Constatamos, ainda, a importância de serem realizadas melhorias quanto aos aspectos relativos à biblioteca, acessibilidade e demais instalações físicas, uma vez que tais indicadores foram notoriamente mal avaliados nas visitas in loco realizadas.

Palabras clave : Avaliação de cursos; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior; Universidade Federal da Paraíba; Comissão Própria de Avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )