SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue53Comic books, reading and discourse of interdiction in official spaces of educationThe production of knowledge on Higher Education in Brazil in articles published between 2008 and 2018 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

GONCALVES, Teresa N. R.. Pesquisa (-) formação: composições a partir de experiências de leitura e escrita na universidade. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.53, e17687.  Epub Sep 19, 2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53id17687.

Neste artigo apresentam-se práticas de experimentação e invenção da relação entre pesquisa e formação a partir de experiências de leitura e escrita ensaiadas na universidade. Partindo de autores como Giorgio Agamben, Jan Masschelein, Maarten Simons, Jorge Larrosa ou Maurice Blanchot, o texto explora ideias de pesquisa e formação pensadas a partir das marcas da subjetividade, da experiência e de uma certa forma (im) produtiva, no sentido de inoperante, de habitar o mundo da educação. Parte-se dos conceitos de estudo e pesquisa formativa para pensar, em seguida, o que seriam as condições e implicações da experiência da leitura e da escrita na invenção de sentidos outros de pesquisa, através da construção do comum. Os movimentos produzidos por exercícios de leitura e escrita, ensaiados na formação de pedagogos, constituem uma composição que, colocando em jogo as subjetividades, se desenvolve numa relação de alteridade, produtora de incômodos e desassossegos, a partir dos quais se constrói um corpo comum de pesquisadores.

Keywords : Pesquisa formativa; Leitura; Escrita; Comum.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )