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Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

CARPES, Dulce Mara Langhinotti  y  LARA, Ângela Mara de Barros. Recursos públicos investidos na educação infantil: uma análise das consultorias internacionais. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.53, e17508.  Epub 19-Sep-2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51id17508.

O artigo tem por objetivo analisar como se viabilizaram os recursos públicos destinados à implementação da política nacional para educação infantil por intermédio de convênios firmados pelo Brasil com os organismos internacionais para contratação de consultorias no período de 2012 e 2013. No intuito de subsidiar os argumentos, foram consultadas as concepções dos organismos internacionais, Organização dos Estados Ibero-americanos e Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura. Analisaram-se os documentos do Ministério da Educação - Relatórios de Gestão do Ministério da Educação, referentes à Secretaria da Educação Básica e Coordenação Geral da Educação Infantil dos anos de (2012-2013). A construção do referencial e as análises foram desenvolvidas à luz do materialismo histórico-dialético. A análise dos dados caracteriza-se como qualitativa e se deu por meio da pesquisa documental e da análise de conteúdo. Dentre os resultados, constatou-se que os recursos públicos foram viabilizados na perspectiva de uma política focalizada, na lógica da redução de gastos.

Palabras clave : Recursos públicos; Educação infantil; Consultorias; Organismos internacionais.

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