SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue53Public resources invested in children education: an analysis of international consultanciesYouth experiences of individuation: family and school socialization in biographical narratives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

LIMA, João Francisco Lopes de. A pedagogia, a formação humana e o sujeito narcísico pós-moderno. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.53, e17720.  Epub Sep 19, 2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51id17720.

Esse estudo, de caráter bibliográfico, considera o tema da subjetividade na Pós-modernidade e analisa o seu impacto para a formulação de enunciados sobre formação humana pela pedagogia. Numa primeira parte, o texto analisa a subjetividade universal como premissa moderna e como essa noção se altera no cenário pós-moderno. Em seguida, caracteriza a subjetividade narcísica, a partir da construção de Gilles Lipovetsky sobre a ideia de sujeito narcísico, e sobre a noção de era do vazio, além de outros autores que tratam sobre o tema do sujeito, do narcisismo e da educação em tempos de Pós-modernidade. Por fim, considera-se a absorção e o impacto da noção de sujeito privatizado na formulação de discursos pedagógicos gerados ou recriados no cenário pós-moderno. O texto destaca o papel da escola como instância de prática da vida pública e oportunidade para o aprendizado de formas de pensamento descentrado e de sujeitos mais fortalecidos em autonomia e capacidade de vida coletiva.

Keywords : Pós-modernidade; Discurso pedagógico; Pedagogia; Narcisismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )