SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número53Recursos públicos investidos na educação infantil: uma análise das consultorias internacionaisExperiências juvenis de individuação: socialização familiar e escolar em narrativas biográficas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

LIMA, João Francisco Lopes de. A pedagogia, a formação humana e o sujeito narcísico pós-moderno. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.53, e17720.  Epub 19-Set-2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51id17720.

Esse estudo, de caráter bibliográfico, considera o tema da subjetividade na Pós-modernidade e analisa o seu impacto para a formulação de enunciados sobre formação humana pela pedagogia. Numa primeira parte, o texto analisa a subjetividade universal como premissa moderna e como essa noção se altera no cenário pós-moderno. Em seguida, caracteriza a subjetividade narcísica, a partir da construção de Gilles Lipovetsky sobre a ideia de sujeito narcísico, e sobre a noção de era do vazio, além de outros autores que tratam sobre o tema do sujeito, do narcisismo e da educação em tempos de Pós-modernidade. Por fim, considera-se a absorção e o impacto da noção de sujeito privatizado na formulação de discursos pedagógicos gerados ou recriados no cenário pós-moderno. O texto destaca o papel da escola como instância de prática da vida pública e oportunidade para o aprendizado de formas de pensamento descentrado e de sujeitos mais fortalecidos em autonomia e capacidade de vida coletiva.

Palavras-chave : Pós-modernidade; Discurso pedagógico; Pedagogia; Narcisismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )