SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número53La pedagogia, la formación humana y el sujeto narcisista pos moderno¿Colaborar o cooperar? dice mi espejo! índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

REIS, Juliana Batista dos. Experiências juvenis de individuação: socialização familiar e escolar em narrativas biográficas. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.53, e17428.  Epub 19-Sep-2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51id17428.

O artigo analisa as experiências socializadoras escolares e familiares de dois jovens adultos que atualmente estão fora da escola. A produção é resultado de uma pesquisa etnográfica com a realização de entrevistas biográficas com jovens moradores (as) de uma região periférica da cidade de Belo Horizonte. Através de uma postura metodológica da sociologia dos indivíduos são apresentadas as experiências familiares e escolares de dois sujeitos, um jovem branco e uma jovem negra. As histórias de vida são analisadas através de duas dimensões, necessariamente, imbricadas: os processos socializadores e os modos de individuação. As narrativas sublinharam aspectos comuns e singulares das construções identitárias dos indivíduos, atravessadas pela interseccionalidade de gênero e raça, a partir de suas experiências familiares e escolares. O texto busca revelar a importância da compreensão da socialização escolar e familiar, do ponto de vista juvenil, através das singulares escritas da vida.

Palabras clave : Juventude; Escola; Socialização; Individuação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )