SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número53Experiências juvenis de individuação: socialização familiar e escolar em narrativas biográficas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

BACURY, Gerson Ribeiro  e  FERREIRA, Maria Salonilde. Colaborar ou cooperar? diz espelho meu!. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.53, e18431.  Epub 19-Set-2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51id18431.

Este artigo discute as reflexões relativas às interfaces colaborar/cooperar em processos formativos mediados por práticas investigativas em Educação da Matemática, com destaque à abordagem colaborativa crítico-reflexiva. A indagação que se coloca é a de explicitar as relações que se estabelecem entre elas, considerando as peculiaridades inerentes à colaboração e à cooperação. Nesse sentido, o texto enfatiza, inicialmente, os aspectos distintivos entre esses dois conceitos como parâmetro de análise e compreensão das relações prováveis que se estabelecem entre ambos, considerando os resultados de estudos e pesquisas de autores que refletem sobre essa temática e os fundamentos da teoria do discurso (BAKHTIN, 2003). Buscamos, em seguida, elementos empíricos possíveis de tornar evidentes essas relações e conexões a partir de um contexto que privilegia a pesquisa como eixo central do processo formativo. E, por fim, destacamos a complexidade desses processos e a necessidade de compreender e considerar a pluralidade de procedimentos metodológicos que eles requerem.

Palavras-chave : Pesquisa; Formação; Cooperação; Colaboração.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )