SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número54Estructuradas X no estructuradas: percepciones de familia entre los profesionales de la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

ROSAS-RIVERA, Yolanda; SOLOVIEVA, Yulia  y  QUINTANAR-ROJAS, Luis. Método de resolver problemas para promover a formação conceitual em crianças escolares. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e19159.  Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id19159.

O objetivo do presente trabalho é mostrar a experiência de um estudo dedicado ao trabalho psicológico e pedagógico na resolução de problemas na escola primária. Propõe-se um método que permite reorganizar o conteúdo para que os alunos resolvam os problemas aritméticos. A pesquisa baseia-se na teoria da atividade aplicada ao processo de ensino-aprendizagem. Trabalho-se com um grupo de segundo ano da escola particular na cidade de Puebla (México). Os resultados mostram que, participando paulatinamente do processo de formação, os alunos conseguiram identificar corretamente os dados e seus relacionamentos para a solução, além do plano de ação verbal externo ter sido alcançado e com uso independente dos algoritmos. Conclui-se que o conteúdo da base orientadora garante o desenvolvimento da análise dos problemas com base nas relações essenciais existentes entre os dados.

Palabras clave : Solução de problemas; Método de ensino; Aprendizagem das matemáticas; Idade escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )