SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número54Estruturadas X desestruturadas: percepções de família entre profissionais da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

ROSAS-RIVERA, Yolanda; SOLOVIEVA, Yulia  e  QUINTANAR-ROJAS, Luis. Método de resolver problemas para promover a formação conceitual em crianças escolares. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e19159.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id19159.

O objetivo do presente trabalho é mostrar a experiência de um estudo dedicado ao trabalho psicológico e pedagógico na resolução de problemas na escola primária. Propõe-se um método que permite reorganizar o conteúdo para que os alunos resolvam os problemas aritméticos. A pesquisa baseia-se na teoria da atividade aplicada ao processo de ensino-aprendizagem. Trabalho-se com um grupo de segundo ano da escola particular na cidade de Puebla (México). Os resultados mostram que, participando paulatinamente do processo de formação, os alunos conseguiram identificar corretamente os dados e seus relacionamentos para a solução, além do plano de ação verbal externo ter sido alcançado e com uso independente dos algoritmos. Conclui-se que o conteúdo da base orientadora garante o desenvolvimento da análise dos problemas com base nas relações essenciais existentes entre os dados.

Palavras-chave : Solução de problemas; Método de ensino; Aprendizagem das matemáticas; Idade escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )