SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número54Método de resolver problemas para promover a formação conceitual em crianças escolaresContribuições da pesquisa pós-qualitativa para o campo de estudo da educação ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

GONCALVES, Josiane Peres  e  EGGERT, Edla. Estruturadas X desestruturadas: percepções de família entre profissionais da educação. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e18034.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id18034.

Em âmbito escolar, é comum ouvir comentários acerca de famílias “estruturadas” ou “desestruturadas”, surgindo a necessidade de entender essa realidade, buscamos compreender o que os profissionais da educação querem dizer quando utilizam o termo “estrutura” ou “desestrutura” familiar. O referencial teórico baseia-se em pesquisas de Colus e Lima (2007), Lazzari (2014), Moreira e Toneli (2014), entre outros, que abordam sobre essas temáticas. A coleta de dados foi realizada em três municípios sul-mato-grossenses com um total de seis mulheres, sendo três docentes e três gestoras escolares. Os resultados evidenciam que família “estruturada” é vista como o modelo tradicional, composto por pai, mãe e filho/s, enquanto que todas as outras configurações familiares são vistas como “desestruturadas”. Contudo, problematizamos que o que caracteriza a desestrutura familiar são atitudes e comportamentos, ou a não garantia de segurança e proteção a todos os membros, não havendo relação direta com as diferentes formas de arranjos familiares.

Palavras-chave : Configurações familiares; Proteção; Desestrutura familiar; Educação escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )