SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue54Structured X unstructured: family perceptions among education professionalsDigital media generators of curriculum acts and authorships in hybrid learning networks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

IARED, Valéria Ghisloti. Contribuições da pesquisa pós-qualitativa para o campo de estudo da educação ambiental. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e16995.  Epub Feb 10, 2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id16995.

O manuscrito apresenta um ensaio teórico que objetiva analisar aproximações teórico-metodológicas entre a investigação pós-qualitativa e a educação ambiental. Foram analisados 18 artigos que tomam por base a investigação pós-qualitativa, os quais foram selecionados em três fontes: 1-) base de dados ERIC − Education Resources Information Center, 2-) edição especial do periódico International Journal of Qualitative Studies in Education e 3-) referências de textos encontrados nesses artigos. A partir da análise desses estudos, identificaram-se sete aspectos que se configuram como paralelos às reflexões e preocupações no campo de pesquisa da educação ambiental, sendo eles: materialização do discurso, virada ontológica, superação da dicotomia sujeito~objeto, postura ideológica na pesquisa, ontologia plana, representação dos dados coletados e analisados e reflexões e inovações teórico-metodológicos. O manuscrito conclui que, dependendo da questão de pesquisa, há possibilidades de apropriação da pesquisa pós-qualitativa no campo da educação ambiental.

Keywords : Pós-crítico; Novo materialismo; Pós-humano; Epistemologias ecológicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )