SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número54Contribuições da pesquisa pós-qualitativa para o campo de estudo da educação ambiental“As brincadeiras denunciavam que eu era uma criança viada”: o gênero “fabricado” na infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

AMARAL, Mirian; CARVALHO, Felipe  e  SANTOS, Rosemary. Mídias digitais potencializadoras de atos de currículo e autorias em redes de aprendizagem híbridas. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e17841.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id17841.

Neste artigo, os autores discutem o papel das mídias digitais como geradoras de currículos autorais em redes híbridas de aprendizagem. Questões instigadoras relacionadas ao papel da cibercultura, em tempos de mobilidade ubíqua e seu impacto na maneira de ensinar e aprender, bem como a relevância da mediação compartilhada, da colaboração e da interatividade nos processos educacionais são discutidos neste artigo. Por fim, os autores apresentam dois exemplos de materialização de autorias que surgiram a partir de atos de currículo propostos no desenvolvimento de suas aulas, realizadas no contexto formativo da disciplina "Cotidianos Escolares e Currículos − uma prática social em formação", que integra o Curso de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e da disciplina de “Informática na Educação” do curso de Pedagogia da graduação a distância da Uerj /Cederj, no período de 2016-2017.

Palavras-chave : Mídias educativas; Atos de currículo; Autorías; Redes de aprendizagem híbridas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )