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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

RIOS, Pedro Paulo de Souza; DIAS, Alfrancio Ferreira  e  BRAZAO, José Paulo Gomes. “As brincadeiras denunciavam que eu era uma criança viada”: o gênero “fabricado” na infância. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e18651.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id18651.

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as brincadeiras de infância de seis professores gays egressos dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Matemática e Biologia do Campus VII, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Teoricamente, essa pesquisa baseia-se nos estudos de gênero, na sexualidade, na ludicidade e nos estudos queer. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com uma abordagem (auto)biográfica sobre as experiências de vida e as trajetórias formativas dos professores. Verificamos que a criança viada se revela na transgressão das brincadeiras autorizadas. Em consequência, meninas e gays são vítimas de insultos, vigilância, segregação, silenciamento e repressão social. Para se prevenirem das possíveis agressões, muitas crianças adotam a duplicidade e o jogo dissimulado. São necessárias mais reflexões sobre as sexualidades não normativas no ambiente escolar como instrumento potencial da educação para a produção da diferença e não como sinônimo de diversidade, comumente apresentado nos currículos escolares.

Palavras-chave : Narrativas (auto)biografias; Gênero; Homossexualidades; Performatividade.

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