SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número54La educación rural concebida por Renato Sêneca Fleury a mediados de la década de 1930Enseñanza de gramática: conocimientos y prácticas movilizados por un profesor de lengua portuguesa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SILVA, Glauber Ranieri Martins da  y  NASCIMENTO, Ivany Pinto. O que dizem os professores indígenas Tembé sobre a educação escolar e o futuro da aldeia: um estudo sobre as suas representações. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e17728.  Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id17728.

O presente estudo compõe parte da pesquisa realizada com professores indígenas Tembé, na Terra Indígena do Alto Rio Guamá. Neste artigo, analisamos o que dizem os professores Tembé sobre a educação escolar de seu povo e as implicações para o futuro da aldeia. Para tanto, utilizamos a teoria das representações sociais (TRS) na perspectiva de Moscovici. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista narrativa e a seleção dos sujeitos e obedeceu a critérios previamente definidos. O tratamento e a análise dos dados seguiram as referências da TRS, assim, recorremos ao agrupamento dos dados pelas unidades de sentidos e a elaboração de temáticas correspondentes. Dentre os resultados, destacamos que as representações sociais de professores Tembé sobre a educação escolar de seu povo são objetivadas e ancoradas em grande medida em um currículo escolar voltado para não-indígenas. Desta forma, o futuro se encontra ameaçado, sobretudo, quanto à língua materna e aos ritos tradicionais indígenas.

Palabras clave : Educação escolar indígena; Identidade; Representações sociais; Futuro.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )