SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue54What the Tembé indigenous teachers say about school education and the future of the village: a study of their representationsThe social representations of teaching and the identity constitution of bachelor's degree students in Chemistry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SILVA, Rafaella Sales da  and  SILVA, Alexsandro da. Ensino de gramática: saberes e práticas mobilizados por um professor de língua portuguesa. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e18043.  Epub Feb 10, 2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id18043.

O artigo analisa os saberes e as práticas mobilizadas por um professor de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental ao ensinar gramática/análise linguística. Apoiamo-nos, por um lado, em discussões sobre o ensino de gramática/análise linguística e, por outro, em reflexões referentes aos saberes e às ações docentes. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido por meio do uso dos seguintes procedimentos: seção de grupo focal, observação em sala de aula e entrevistas. Os dados analisados apontaram que as ações do professor observado ao ensinar gramática parecem ter recebido influência de suas experiências como aluno da Educação Básica e de experiências vividas no exercício da ação docente, que assumiam um peso maior que os conhecimentos das novas orientações para o ensino gramática a que teve acesso. Quanto ao uso do livro didático, o professor não se sujeitava ao que era apresentado, mas produzia encaminhamentos diferentes.

Keywords : Ensino de gramática; Saberes docentes; Ação docente; Livro didático.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )