SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número54Lo que dicen los maestros indígenas Tembé sobre la educación escolar y el futuro de la aldea: un estudio de sus representacionesLas representaciones sociales de docencia y la de la identidad de los alumnos de licenciatura en Química índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SILVA, Rafaella Sales da  y  SILVA, Alexsandro da. Ensino de gramática: saberes e práticas mobilizados por um professor de língua portuguesa. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e18043.  Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id18043.

O artigo analisa os saberes e as práticas mobilizadas por um professor de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental ao ensinar gramática/análise linguística. Apoiamo-nos, por um lado, em discussões sobre o ensino de gramática/análise linguística e, por outro, em reflexões referentes aos saberes e às ações docentes. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido por meio do uso dos seguintes procedimentos: seção de grupo focal, observação em sala de aula e entrevistas. Os dados analisados apontaram que as ações do professor observado ao ensinar gramática parecem ter recebido influência de suas experiências como aluno da Educação Básica e de experiências vividas no exercício da ação docente, que assumiam um peso maior que os conhecimentos das novas orientações para o ensino gramática a que teve acesso. Quanto ao uso do livro didático, o professor não se sujeitava ao que era apresentado, mas produzia encaminhamentos diferentes.

Palabras clave : Ensino de gramática; Saberes docentes; Ação docente; Livro didático.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )