SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número54O que dizem os professores indígenas Tembé sobre a educação escolar e o futuro da aldeia: um estudo sobre as suas representaçõesAs representações sociais de docência e a constituição identitária de licenciandos em Química índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SILVA, Rafaella Sales da  e  SILVA, Alexsandro da. Ensino de gramática: saberes e práticas mobilizados por um professor de língua portuguesa. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e18043.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id18043.

O artigo analisa os saberes e as práticas mobilizadas por um professor de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental ao ensinar gramática/análise linguística. Apoiamo-nos, por um lado, em discussões sobre o ensino de gramática/análise linguística e, por outro, em reflexões referentes aos saberes e às ações docentes. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido por meio do uso dos seguintes procedimentos: seção de grupo focal, observação em sala de aula e entrevistas. Os dados analisados apontaram que as ações do professor observado ao ensinar gramática parecem ter recebido influência de suas experiências como aluno da Educação Básica e de experiências vividas no exercício da ação docente, que assumiam um peso maior que os conhecimentos das novas orientações para o ensino gramática a que teve acesso. Quanto ao uso do livro didático, o professor não se sujeitava ao que era apresentado, mas produzia encaminhamentos diferentes.

Palavras-chave : Ensino de gramática; Saberes docentes; Ação docente; Livro didático.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )