SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número54Ensino de gramática: saberes e práticas mobilizados por um professor de língua portuguesaRacismo na educação escolar: discursos que ferem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

MIRANDA, Camila Lima; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza  e  REZENDE, Daisy de Brito. As representações sociais de docência e a constituição identitária de licenciandos em Química. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e18085.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id18085.

Este estudo investigou as representações sociais sobre a docência e analisou suas influências na constituição da identidade profissional de licenciandos em Química. Os dados foram interpretados por meio do diálogo entre duas teorias: a das representações sociais, na perspectiva de Serge Moscovici, e a da identidade profissional de Claude Dubar. Ser professor para esse grupo social relaciona-se à realização pessoal, intrinsecamente ligada à motivação, à autonomia, à inovação, ao afeto para com os estudantes e à necessidade de escutá-los. A construção da identidade profissional docente desse grupo social é marcada pelas experiências a que tiveram acesso, de modo que compreendem-se se constituindo profissionalmente ao longo do tempo. Nesse movimento, negam algumas das características que vislumbram em seus antigos professores, como a falta de planejamento das aulas, e ressignificam suas observações enquanto estagiários, buscando associar a Química ao contexto imediato dos estudantes, por meio de uma abordagem contextualizada e interdisciplinar.

Palavras-chave : Licenciatura em Química; Identidade profissional; Professor; Representação social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )