SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue54The social representations of teaching and the identity constitution of bachelor's degree students in ChemistryFor a queer childhood cartography in the school curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

VALE, Rosiney Aparecida Lopes do  and  SANTOS, Gabriel Gustavo dos. Racismo na educação escolar: discursos que ferem. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e18289.  Epub Feb 10, 2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id18289.

Este artigo tem por objetivo problematizar e refletir acerca do sujeito negro e a sua relação com o saber escolar. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, pretendemos discutir sobre o modo como o negro é representado nas mídias e ambientes escolares e o impacto dessas representações na forma como ele enxerga a sua condição e, consequentemente, no modo como se relaciona com o saber escolar. Para tanto, escolhemos, como ponto de partida, o texto literário Lembrança das lições (1996), do autor negro Cuti, pseudônimo de Luiz Silva, para servir como elemento deflagrador dessa problemática, já que esse texto literário materializa para a ficção os dramas comumente vivenciados pela população negra nas escolas. No decorrer de nossa investigação pudemos constatar que muitos discursos, com ampla difusão em diversas mídias e no próprio âmbito escolar, podem propiciar a perpetuação do racismo de cor, de modo que suas consequências na vida de um sujeito negro podem ser, e geralmente são, como exposto no texto supracitado, devastadoras.

Keywords : Educação; Linguagem; Racismo; Sujeito negro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )