SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número54As representações sociais de docência e a constituição identitária de licenciandos em QuímicaPara uma cartografia de infâncias queer no currículo escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

VALE, Rosiney Aparecida Lopes do  e  SANTOS, Gabriel Gustavo dos. Racismo na educação escolar: discursos que ferem. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e18289.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id18289.

Este artigo tem por objetivo problematizar e refletir acerca do sujeito negro e a sua relação com o saber escolar. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, pretendemos discutir sobre o modo como o negro é representado nas mídias e ambientes escolares e o impacto dessas representações na forma como ele enxerga a sua condição e, consequentemente, no modo como se relaciona com o saber escolar. Para tanto, escolhemos, como ponto de partida, o texto literário Lembrança das lições (1996), do autor negro Cuti, pseudônimo de Luiz Silva, para servir como elemento deflagrador dessa problemática, já que esse texto literário materializa para a ficção os dramas comumente vivenciados pela população negra nas escolas. No decorrer de nossa investigação pudemos constatar que muitos discursos, com ampla difusão em diversas mídias e no próprio âmbito escolar, podem propiciar a perpetuação do racismo de cor, de modo que suas consequências na vida de um sujeito negro podem ser, e geralmente são, como exposto no texto supracitado, devastadoras.

Palavras-chave : Educação; Linguagem; Racismo; Sujeito negro.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )