SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número54Racismo na educação escolar: discursos que feremPerfil dos gestores nas universidades comunitárias brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SILVA, João Paulo de Lorena  e  PARAISO, Marlucy Alves. Para uma cartografia de infâncias queer no currículo escolar. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e18585.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id18585.

Infâncias queer, desidentificadas dos padrões de gênero e sexualidade instituídos, estão presentes no currículo escolar, aquecem nossas pesquisas e docências, incendeiam nossas certezas e enchem o território curricular de chispas incandescentes e incontroláveis. Este artigo, instalando-se nos estudos do campo curricular de perspectiva pós-crítica, tem como objetivo discutir o mapa do fazer cartográfico, desenhado para a realização de uma pesquisa de mestrado, que investigou as resistências e os modos de vida forjados pelas crianças queer e suas infâncias - que chamamos de “fogueirinhas”- no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública de Belo Horizonte. Para cartografar infâncias queer, faz-se necessário entrar em um jogo de experimentação de posturas brincantes e inventivas, em um devir-criança, que nos possibilite desmantelar a lógica adulto-centrada e criar procedimentos de pesquisa mais sensíveis aos movimentos minoritários dessas infâncias.

Palavras-chave : Currículo; Infâncias queer; Cartografia; Percursos metodológicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )