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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
SILVA, João Paulo de Lorena e PARAISO, Marlucy Alves. Para uma cartografia de infâncias queer no currículo escolar. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e18585. Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id18585.
Infâncias queer, desidentificadas dos padrões de gênero e sexualidade instituídos, estão presentes no currículo escolar, aquecem nossas pesquisas e docências, incendeiam nossas certezas e enchem o território curricular de chispas incandescentes e incontroláveis. Este artigo, instalando-se nos estudos do campo curricular de perspectiva pós-crítica, tem como objetivo discutir o mapa do fazer cartográfico, desenhado para a realização de uma pesquisa de mestrado, que investigou as resistências e os modos de vida forjados pelas crianças queer e suas infâncias - que chamamos de “fogueirinhas”- no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública de Belo Horizonte. Para cartografar infâncias queer, faz-se necessário entrar em um jogo de experimentação de posturas brincantes e inventivas, em um devir-criança, que nos possibilite desmantelar a lógica adulto-centrada e criar procedimentos de pesquisa mais sensíveis aos movimentos minoritários dessas infâncias.
Palavras-chave : Currículo; Infâncias queer; Cartografia; Percursos metodológicos.