SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número54Apreciación de los profesionales de la educación de la cuidad de Campinas (2001-2004)Culturas populares, educación y descolonización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

MELLO, Ângela Rita Christofolo de; SILVA, Albina Pereira de Pinho  y  TABORDA, Cleuza Regina Balan. Aspectos da política de formação continuada de professores implementada pelos CEFAPROs de Mato Grosso. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e17336.  Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id17336.

O artigo publiciza resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar aspectos da política de formação continuada de professores institucionalizada nos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPROs) de Mato Grosso, no que tange à sua importância, como também ao atendimento às demandas e necessidades formativas dos docentes. A formulação do corpus analítico integrou dados qualitativos gerados por meio de questionários, com perguntas objetivas e subjetivas, respondidos em dezembro de 2017 pelos professores - colaboradores da pesquisa. Os resultados retrataram um contexto adverso e conflituoso em que mais de 50% dos professores não reconhecem a importância dos CEFAPROs enquanto instâncias de formação continuada, uma vez que não atendem às demandas e às necessidades formativas docentes. Contudo, a conjuntura analisada, dentre outros aspectos, reedita que a oferta de formação continuada, necessariamente, pauta-se nas reflexões das ações realizadas pelos professores no interior das salas de aulas. Apreende-se, portanto, a necessidade da assunção da autonomia e protagonismo dos professores no processo de elaboração das propostas e planejamentos das ações de formação em atenção às suas próprias necessidades formativas.

Palabras clave : Mato Grosso; Educação Básica; Formação continuada; CEFAPROs.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )