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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

MELLO, Ângela Rita Christofolo de; SILVA, Albina Pereira de Pinho  e  TABORDA, Cleuza Regina Balan. Aspectos da política de formação continuada de professores implementada pelos CEFAPROs de Mato Grosso. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e17336.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id17336.

O artigo publiciza resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar aspectos da política de formação continuada de professores institucionalizada nos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPROs) de Mato Grosso, no que tange à sua importância, como também ao atendimento às demandas e necessidades formativas dos docentes. A formulação do corpus analítico integrou dados qualitativos gerados por meio de questionários, com perguntas objetivas e subjetivas, respondidos em dezembro de 2017 pelos professores - colaboradores da pesquisa. Os resultados retrataram um contexto adverso e conflituoso em que mais de 50% dos professores não reconhecem a importância dos CEFAPROs enquanto instâncias de formação continuada, uma vez que não atendem às demandas e às necessidades formativas docentes. Contudo, a conjuntura analisada, dentre outros aspectos, reedita que a oferta de formação continuada, necessariamente, pauta-se nas reflexões das ações realizadas pelos professores no interior das salas de aulas. Apreende-se, portanto, a necessidade da assunção da autonomia e protagonismo dos professores no processo de elaboração das propostas e planejamentos das ações de formação em atenção às suas próprias necessidades formativas.

Palavras-chave : Mato Grosso; Educação Básica; Formação continuada; CEFAPROs.

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