SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número54Aspectos da política de formação continuada de professores implementada pelos CEFAPROs de Mato GrossoPor uma atenção do cuidado de si na escola em tempos de dispersão hiperconectada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Culturas populares, educação e descolonização. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e18279.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id18279.

Este ensaio tem como objetivo dar continuidade às discussões que venho fazendo a partir de publicações anteriores sobre culturas populares na contemporaneidade, utilizando o referencial teórico dos Estudos Culturais e do Pensamento Decolonial. Busco aqui, por um lado, ampliar a reflexão sobre as relações entre culturas populares e processos de educação, e por outro, estabelecer nexos entre culturas populares e a formulação de uma ação política decolonial que vem ganhando destaque nos últimos anos na América Latina. O exemplo da capoeira, enquanto prática decolonial, aqui abordado, revela os sujeitos protagonistas das culturas populares, enquanto importantes agentes políticos da descolonização em diálogo com a educação. O argumento que pretendo defender é que as culturas populares podem ser compreendidas, também, como práticas de descolonização, aqui descritas enquanto resistência, conscientização e educação libertadora para aqueles que buscam fortalecer esse projeto decolonial em construção.

Palavras-chave : Culturas populares; Educação; Pensamento decolonial; Capoeira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )