SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número54Culturas populares, educación y descolonizaciónLa fraude académica y el código de conducta en la universidad: la responsabilidad de la formación ética índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

CAMPESATO, Maria Alice Gouvêa  y  SCHULER, Betina. Por uma atenção do cuidado de si na escola em tempos de dispersão hiperconectada. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e18942.  Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id18942.

No deslocamento de uma sociedade disciplinar para uma de controle com características de super desempenho, aceleração e concorrência, este artigo problematiza o conceito da atenção em suas implicações com a educação. Este conceito ganha força na modernidade e, mais contemporaneamente, é operado como déficit e como importante valor de mercado. Este ensaio, cuja fundamentação teórico-metodológica dialoga com o pensamento de Michel Foucault, realiza uma revisão bibliográfica analítica sobre a temática da atenção, buscando diagnosticar o que estamos nos tornando no presente, quando as escolas são acusadas de não mais conseguirem manter a atenção dos alunos. Avolumam-se, então, práticas pedagógicas inovadoras, sugerindo estratégias de marketing e entretenimento. Todavia, questionamos o quanto essas mesmas práticas também produzem uma dispersão hiperconectada. Como modo de combate ético e político, optamos por perguntar pela atenção implicada nas práticas educativas a partir do conceito de cuidado de si em Foucault, atravessado por certa conversão do olhar.

Palabras clave : Atenção; Educação; Inovação; Cuidado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )