SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número54Culturas populares, educação e descolonizaçãoA fraude acadêmica e o código de conduta na universidade: a responsabilidade da formação ética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

CAMPESATO, Maria Alice Gouvêa  e  SCHULER, Betina. Por uma atenção do cuidado de si na escola em tempos de dispersão hiperconectada. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e18942.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id18942.

No deslocamento de uma sociedade disciplinar para uma de controle com características de super desempenho, aceleração e concorrência, este artigo problematiza o conceito da atenção em suas implicações com a educação. Este conceito ganha força na modernidade e, mais contemporaneamente, é operado como déficit e como importante valor de mercado. Este ensaio, cuja fundamentação teórico-metodológica dialoga com o pensamento de Michel Foucault, realiza uma revisão bibliográfica analítica sobre a temática da atenção, buscando diagnosticar o que estamos nos tornando no presente, quando as escolas são acusadas de não mais conseguirem manter a atenção dos alunos. Avolumam-se, então, práticas pedagógicas inovadoras, sugerindo estratégias de marketing e entretenimento. Todavia, questionamos o quanto essas mesmas práticas também produzem uma dispersão hiperconectada. Como modo de combate ético e político, optamos por perguntar pela atenção implicada nas práticas educativas a partir do conceito de cuidado de si em Foucault, atravessado por certa conversão do olhar.

Palavras-chave : Atenção; Educação; Inovação; Cuidado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )