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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

PIMENTA, Maria Alzira de Almeida; DOMINGUES, Ivo  e  VIEIRA, Thereza Carolina Gonçalves. A fraude acadêmica e o código de conduta na universidade: a responsabilidade da formação ética. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e18656.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id18656.

Este estudo trata da fraude acadêmica - que compreende o plágio e o que é comumente conhecida como cola, pesca, fila, no Brasil e copianço, em Portugal. O objetivo foi refletir sobre o impacto da definição e do compartilhamento de um Código de Conduta na Instituição de Ensino Superior (IES). O estudo se justifica uma vez que a fraude acadêmica é um conjunto de práticas de um estudante que pretenda burlar as regras definidas no âmbito da prática educativa (demonstrando ter conhecimentos que realmente não domina) e, portanto, precisa ser enfrentada. A pesquisa foi realizada a partir de revisão bibliográfica e análise documental. A incidência do fenômeno é significativa, indicando que a cola é uma prática comum nas escolas e universidades. A proposta é que as universidades definam códigos de conduta, com urgência, para orientar estudantes e docentes a refletirem sobre as consequências de suas ações e decisões.

Palavras-chave : Avaliação; Fraude acadêmica; Código de conduta; Ética.

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