SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue54The academic fraud and the code of conduct at the University: the responsibility of ethical educationCurriculum and epistemological thinking in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

PEREZ, Valentín Martínez-Otero  and  PAIVA, Marlúcia Menezes de. História e formação docente. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e19515.  Epub Feb 10, 2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id19515.

Na primeira parte deste artigo, se realiza uma revisão histórica da educação no Brasil, em que se destaca a intervenção dos poderes públicas na educação, tanto no ensino em geral como na formação dos professores em particular. Essas iniciativas e reformas educacionais revelam avanços no processo de modernização, mas insuficientes no que diz respeito aos setores mais desfavorecidos. A segunda parte do artigo é dedicada, em caráter geral, a aspectos pedagógicos e didáticos da formação inicial e continuada dos professores. O foco ocorre na descrição de quatro modelos que, embora condicionados pelo passado, proporcionam chaves valiosas para uma educação atual.

Keywords : História; Formação de professores; Modelos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )