SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número54La fraude académica y el código de conducta en la universidad: la responsabilidad de la formación éticaCurrículo y pensamiento epistemológico en la educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

PEREZ, Valentín Martínez-Otero  y  PAIVA, Marlúcia Menezes de. História e formação docente. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e19515.  Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id19515.

Na primeira parte deste artigo, se realiza uma revisão histórica da educação no Brasil, em que se destaca a intervenção dos poderes públicas na educação, tanto no ensino em geral como na formação dos professores em particular. Essas iniciativas e reformas educacionais revelam avanços no processo de modernização, mas insuficientes no que diz respeito aos setores mais desfavorecidos. A segunda parte do artigo é dedicada, em caráter geral, a aspectos pedagógicos e didáticos da formação inicial e continuada dos professores. O foco ocorre na descrição de quatro modelos que, embora condicionados pelo passado, proporcionam chaves valiosas para uma educação atual.

Palabras clave : História; Formação de professores; Modelos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )