SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número54A fraude acadêmica e o código de conduta na universidade: a responsabilidade da formação éticaCurrículo e pensamento epistemológico na educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

PEREZ, Valentín Martínez-Otero  e  PAIVA, Marlúcia Menezes de. História e formação docente. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e19515.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id19515.

Na primeira parte deste artigo, se realiza uma revisão histórica da educação no Brasil, em que se destaca a intervenção dos poderes públicas na educação, tanto no ensino em geral como na formação dos professores em particular. Essas iniciativas e reformas educacionais revelam avanços no processo de modernização, mas insuficientes no que diz respeito aos setores mais desfavorecidos. A segunda parte do artigo é dedicada, em caráter geral, a aspectos pedagógicos e didáticos da formação inicial e continuada dos professores. O foco ocorre na descrição de quatro modelos que, embora condicionados pelo passado, proporcionam chaves valiosas para uma educação atual.

Palavras-chave : História; Formação de professores; Modelos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )