SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número54Currículo y pensamiento epistemológico en la educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

PEIXOTO, Sára Maria Pinheiro  y  DIAS, Maria Aparecida. O corpo em cena: (cor) possibilidades com a educação inclusiva. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e18925.  Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54id18925.

Este artigo é o resultado de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo apresentar uma proposta de intervenção docente tendo o corpo como eixo estruturante em uma perspectiva inclusiva. Assim, assumimos os princípios da pesquisa qualitativa, pelo viés da pesquisa-ação colaborativa, ancorada nos fundamentos epistemológicos de Merleau-Ponty. O itinerário da pesquisa se efetivou através da realização de 08 oficinas pedagógicas, que possibilitaram vivências coletivas, co-produção de saberes, reelaboração de conceitos e de práticas docentes, partindo da ação-reflexão do fazer pedagógico. Com a pesquisa, procuramos desmistificar a dimensão de que somos apenas um corpo físico e biológico em que a deficiência vem à frente do sujeito, assim, enveredamos pela concepção de um corpo como resultado das interações entre o biológico e o cultural, o vivido e o sentido, constituindo toda a existência e vivência de afetos, valores, histórias, cultura que são marcadas através de nossas experiências ancoradas no mundo.

Palabras clave : Corpo; Inclusão; Crianças; Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )