SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número55Valorização docente na (re)construção da Identidade dos profissionais do ensino superior em Angola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SORTE, Paulo Boa  e  SANTOS, Jefferson do Carmo Andrade. Memes em aulas de língua inglesa: explorando práticas de multiletramentos. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.55, e18439.  Epub 29-Jan-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id18439.

Os memes têm sido constantemente criados e compartilhados on-line como textos que retratam as mais distintas realidades, podendo propiciar diversas possibilidades no ensino de disciplinas escolares, como o Inglês. Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de memes em aulas de Língua Inglesa por meio da Teoria dos Multiletramentos (LUKE, 2000; COPE; KALANTZIS, 2000, 2008; ROJO, 2012). A metodologia de pesquisa baseia-se em análise documental (LAVILLE & DIONE, 1999) como uma extensão da revisão da literatura (MACHI; McEVOY, 2009). Um panorama teórico é apresentado sobre as concepções iniciais dos memes de acordo com os escritos de Dawkins (1976) e novas leituras sobre esse tipo de texto (LUKE, 2000; COPE; KALANTZIS, 2008; ROJO, 2012; CALIXTO, 2018). Como resultado, apontamos os memes como ferramentas direcionadas à construção de aulas de Língua Inglesa com aspectos mais críticos e reflexivos.

Palavras-chave : Aula de Língua Inglesa; Memes; Multiletramentos; Tecnologias digitais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )