SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue55Memes in English classes: exploring multiliteracy practicesEducational research from the historical culturalist standpoint: self-organization of learning, development and lifestyle author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

CUTATELA, Arão Chilulo; PAULO, Alfredo Maria de Jesus  and  TINOCA, Luís Alexandre da Fonseca. Valorização docente na (re)construção da Identidade dos profissionais do ensino superior em Angola. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.55, e18469.  Epub Jan 29, 2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id18469.

O presente artigo tem como finalidade refletir em torno da valorização docente, na (re)construção da identidade dos profissionais do Ensino Superior (ES) em Angola. O estudo faz uso de uma abordagem qualitativa, inserida no paradigma interpretativo, recorrendo à análise de discurso e de conteúdo, articulada aos documentos normativos e estudos realizados por diversos investigadores sobre a temática em diferentes contextos educativos e sociais de modo geral, e na realidade dos docentes e vivência dos autores no Ensino Superior em Angola em particular, enquanto campo da atuação de dois dos autores. O objetivo principal do estudo é articular as orientações expressas nos documentos normativos e a importância que os diferentes autores atribuem a esta temática, com a análise da realidade angolana. As conclusões rementem para uma compreensão da temática a partir de uma visão unilateral reforçando a necessidade valorizar profissionalmente os docentes do Ensino Superior em Angola.

Keywords : Ensino Superior; Identidade; Profissão docente; (Re)construção; valorização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )