SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número55Memes en clases de lengua inglesa: explorando las prácticas de multilateralidadLa investigación educacional desde la óptica histórico culturalista: autoorganización del aprendizaje, desarrollo y estilo de vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

CUTATELA, Arão Chilulo; PAULO, Alfredo Maria de Jesus  y  TINOCA, Luís Alexandre da Fonseca. Valorização docente na (re)construção da Identidade dos profissionais do ensino superior em Angola. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.55, e18469.  Epub 29-Ene-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id18469.

O presente artigo tem como finalidade refletir em torno da valorização docente, na (re)construção da identidade dos profissionais do Ensino Superior (ES) em Angola. O estudo faz uso de uma abordagem qualitativa, inserida no paradigma interpretativo, recorrendo à análise de discurso e de conteúdo, articulada aos documentos normativos e estudos realizados por diversos investigadores sobre a temática em diferentes contextos educativos e sociais de modo geral, e na realidade dos docentes e vivência dos autores no Ensino Superior em Angola em particular, enquanto campo da atuação de dois dos autores. O objetivo principal do estudo é articular as orientações expressas nos documentos normativos e a importância que os diferentes autores atribuem a esta temática, com a análise da realidade angolana. As conclusões rementem para uma compreensão da temática a partir de uma visão unilateral reforçando a necessidade valorizar profissionalmente os docentes do Ensino Superior em Angola.

Palabras clave : Ensino Superior; Identidade; Profissão docente; (Re)construção; valorização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )